Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Património Cultural

Não tendo ao nível do património classificado, nem ao nível histórico, grandes referências (excepção feita à Igreja Matriz de S. Sebastião de Cernache do Bonjardim - classificada pelo IPPAR e ao edifício Atelier Túllio Victorino, de arquitectura Neo-Árabe - em classificação), a freguesia de Cernache do Bonjardim possui algumas capelas lindíssimas (Capela da Mendeira), edifícios de traça arquitectónica relevante (edifício Clube Bonjardim) e algumas casas particulares apalaçadas, interessantes, sob o ponto de vista arquitectónico.

A beleza de alguns dos seus azulejos, a biblioteca (riquíssima), a igreja e o encanto natural da quinta (com cerca de 23 hectares), tornam o Seminário do Priorado do Crato (1791), sob o ponto de vista do património, local de visita obrigatória.

Algumas imagens do Patrimonio de Cernache:
 
Seminário das Missões

 
 



 
 
 
 


Casa da Rua Torta


Clube Bonjardim


Igreja Matriz


Serra de São Macário


Hidrografia

Esta região é banhada por duas ribeiras, a ribeira da Sertã, também conhecida localmente como ribeira Grande, e a ribeira de Amioso (ou ribeira Pequena). Todo o oeste do concelho é delimitado pelo rio Zêzere, mais especificamente pelas albufeiras das barragens do Cabril, da Bouçã e do Castelo de Bode. A grande massa de água influencia o clima tornando-o bastante húmido.



Barragem Bouçã

Barragem do Cabril

Rio Zezere

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fauna

coelho
A fauna em Cernache do Bonjardim é pouco densa,pois esta zona é muito afectada pelos incêndios florestais,e os animais vão desaparecendo,mesmo assim ainda existem algumas espécies como o javali, a raposa, o coelho, a águia, o achigã, o lagostim.

lagostim
javali
                                     

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Flora

eucalipto

pinheiro

A região da Sertã e os concelhos em redor apresenta-se hoje coberta com um enorme manto de pinheiro bravo, daí ser denominada a sub-região do Pinhal Interior Sul. Em várias zonas, a mancha de pinheiro bravo começa a ser substituída por eucalipto por ser mais rendível. A oliveira é outra das espécies frequentes na flora local. Em alguns locais, no entanto, vêem-se ainda resquícios de uma floresta mais primitiva, composta por carvalhos, castanheiros, azinheiras e pinheiro manso. O coberto arbustivo é composto por urze, carqueja, giesta, carrasco, esteva e medronheiro, que cobre a camada esquelética do xisto.

 A introdução do pinheiro bravo na região fez-se, essencialmente, a partir da Idade Média, ou mais recentemente nalgumas zonas mais montanhosas. Certas áreas que devido à altimetria, não são propícias ao desenvolvimento do pinheiro bravo (como a Serra de Alvelos com a sua altitude acima dos 1000 m), apenas vê crescer a mancha arbustiva.

Relevo


Relevo

Inserida numa das maiores manchas florestais da Europa e protegida por um conjunto de serras que formam uma muralha natural, (Lousã e Espinhal; Melriça; Alvelo e Cabeço Rainha; Alvaiazere), quase equidistantes e a cerca de 30 Kilómetros de distância, Cernache do Bonjardim, situa-se num pequeno planalto com cerca de 475 mts de altitude, caracterizado por declives acentuados e vales profundos e encaixados, cortados por inúmeras linhas de água que correm em diversas direcções, proporcionando panoramas paisagísticos de aprazível beleza, natural.
A albufeira e a floresta (60% da ocupação do solo), complementam e contribuem para um património natural que merece a pena visitar.

Mapa de Cernache do Bonjardim